Uma casa cheia de ar - ventilação adequada da casa

A construção de sistemas de ventilação em casa é regulada pelos regulamentos de construção. No entanto, um número crescente de investidores está a optar por instalar dispositivos e condutas adicionais para a troca de ar. Se esses investimentos são necessários na habitação e em que divisões devem ser considerados?
Sistema de ventilação em casa - porque é que deve pensar nisso?
Provavelmente não é necessário explicar a ninguém porque é que o ar no interior das salas utilizadas pelas pessoas deve ser trocado. O esgotamento do ar implica uma redução do teor de oxigénio e um aumento de outros gases, dióxido de carbono, fumos de mobiliário ou gases de escape. Por conseguinte, é necessária uma troca de ar regular para remover os componentes desnecessários da divisão e para deixar entrar os gases desejados pelos utilizadores.
A forma mais simples de trocar ar é ventilar, ou seja, abrir janelas ou portas de varanda. Este método é muito eficaz na troca de ar e na regulação da humidade, mas a energia térmica escapa quando o ar utilizado escapa. A ventilação no inverno retira o calor da casa, enquanto no verão quente uma janela aberta deixa entrar o ar quente. Os problemas também surgem durante os dias de chuva, quando o nível de humidade na habitação aumenta significativamente.
A ventilação é necessária no inverno e durante o tempo quente. Por causa dos alergénios ou odores que se acumulam na casa, e também para oxigenar os nossos cérebros ou até mesmo para eliminar a humidade. Por conseguinte, é aconselhável aplicar condutas de ventilação accionadas por equipamento mecânico. A ventilação mais simples consiste em substituir o ar através de uma ventoinha rotativa. Dispositivos mais sofisticados, como os recuperadores, extraem a energia térmica do ar viciado que circula pelas condutas de ventilação e transferem-na para o ar fresco. Isto reduz as perdas de energia.
Ventilação confortável em casa com os acessórios certos
Com que frequência deve ventilar a sua casa para poder falar de ar puro? Estudos diferentes referem uma quantidade diferente de ar que precisa de ser trocado dentro de casa. O pressuposto mais comum, no entanto, é que todo o ar deve ser trocado numa hora e, portanto, o equivalente à sua capacidade cúbica. É bastante, pelo que, nos edifícios modernos, é necessária uma abordagem correcta para esta questão.
O tubo de ventilação de alumínio flexível ligado às condutas adequadas não é suficiente em todos os casos. A ventilação por gravidade funciona bem em áreas de estar em plano aberto. Em espaços fechados, como armazéns, arquivos, salas de caldeiras, etc., vale a pena utilizar equipamento adicional capaz de melhorar a corrente de ar e evacuar o ar viciado.
Muitas soluções não requerem uma reconstrução extensiva das condutas e, muitas vezes, mesmo as condutas existentes tubo de ventilação flexível em alumínio. Basta instalar uma ventoinha mecânica adequada para ajudar a expelir o ar viciado. Entre outros, pode escolher ventiladores com temporizador, tais como BFS150P-B - Ventilador preto de 150 mm para casa de banho (PIR). Este dispositivo pode ligar-se de vez em quando e trocar ar durante um determinado período de tempo. As ventoinhas com temporizadores podem ser programadas para ciclos consecutivos ou integradas num interrutor de luz ou num sensor de porta. As boas ventoinhas com temporizador são consideradas muito económicas, pois consomem energia e só funcionam quando há utilizadores na sala.
Ventoinhas de casa de banho com humidóstato - controlo adicional da humidade
O teor de dióxido de carbono, por si só, é apenas um dos problemas de qualidade do ar. Nas divisões húmidas, como a cozinha e, sobretudo, a casa de banho, a humidade excessiva também será problemática. Neste caso, os ventiladores de casa de banho com humidóstato, ou seja, equipados com um sensor de humidade do ar, podem ser úteis. Estes dispositivos ligam automaticamente o ventilador quando a humidade do ar ultrapassa um determinado nível.
Ventoinhas de casa de banho com humidificador são particularmente necessários em casas de banho pequenas e cegas e em casas de banho situadas em caves. Podem proporcionar-lhes um clima adequado e, além disso, garantir uma maior segurança para os utilizadores. Se a humidade for demasiado elevada, combinada com temperaturas elevadas, estar na casa de banho pode provocar tonturas e sono. A partir daí, é um caminho curto para um acidente grave. Por conseguinte, a circulação de ar na sala utilizando dispositivos como BFS100H-MB - Ventilador de casa de banho preto com humidistato proporciona maior segurança durante o banho.
Um bom tubo de ventilação de alumínio flexível, combinado com um ventilador adequado, garante uma troca de ar eficaz. O conjunto não será dispendioso e não causará muitos problemas durante a instalação e, quando estiver a ser utilizado, não consumirá muita energia. No entanto, com a sua ajuda, a ventilação do apartamento será melhor e mais eficaz, o que se traduzirá no conforto desta instalação.
Recomendado

ALD100_6 - Conduta, tubo flexível de ventilação em alumínio, 6 m

BFS100H-MB - Ventilador de banheiro preto fosco com higróstato
