Para que é utilizado o sensor de humidade?

O higrómetro é um aparelho simples concebido para medir a humidade do ambiente. Com a sua ajuda, é possível medir com muita precisão o nível de humidade contido no ar. Saiba onde estes dispositivos são utilizados, os seus tipos e critérios de seleção.
A avaliação da humidade é fundamental para manter um teor de água adequado no ambiente. Os sensores de humidade são utilizados para efetuar essas medições. Estes dispositivos podem ser um sensor autónomo ou ser adaptados com outros acessórios. Quais são as diferenças, porque são importantes e qual o higrómetro a escolher para a sua casa? Sugerimos.
Higrómetro - para que é utilizado?
Uma humidade incorrecta é prejudicial tanto para o próprio espaço como para as pessoas que o utilizam. Demasiada humidade leva à formação de bolor e facilita o crescimento de fungos nas paredes. É também perigoso para as pessoas que se encontram em casas de banho fechadas. Por sua vez, a falta de humidade afecta negativamente o bem-estar dos utilizadores.
Um sensor de humidade, também conhecido como higrómetro, é um dispositivo profissional utilizado para medir a humidade de um. Este tipo de equipamento é utilizado em estações meteorológicas e, em variantes mais pequenas, pode também ser utilizado em casa. Através da utilização de sensores, a humidade pode não só ser controlada, mas também variada e levada a condições óptimas.
Higrómetros - princípio de funcionamento e utilização
O aparelho destinado a medir a humidade é um higrómetro. O seu nome deriva da palavra grega hygros, que pode ser traduzido como molhado. O ensaio do teor de humidade utiliza as propriedades variáveis de certos materiais que se tornam visíveis quando expostos à água. Os dispositivos electrónicos utilizam diferentes materiais e são capazes de representar o teor de humidade de várias formas.
O higrómetro é utilizado em instalações profissionais de previsão meteorológica. Os dispositivos portáteis são utilizados para medições efectuadas em edifícios, por exemplo, durante renovações. Fabricado com um design específico, pode ser utilizado como higrómetro para plantas. Dispositivos ligeiramente mais pequenos são instalados em sensores de ambiente, ventiladores e no interior do condutas de ventilação. Os higrómetros estão também equipados com termóstatos de ambiente e outros sistemas utilizados para o controlo da climatização.
Com a ajuda de sensores instalados em estações meteorológicas e estações domésticas, a humidade do ar pode ser calculada de várias formas. Estes incluem:
- humidade relativa (HR) - proporção entre a massa de vapor de água e a massa de todo o ar num determinado volume. Este parâmetro é dado em percentagem e o valor ótimo é 45 - 60%;
- humidade absoluta (DV) - é dada em gramas e indica a massa de vapor de água contida num metro cúbico de ar;
- humidade específica (r.) - o peso do vapor de água por kg de ar, que é dado em gramas.
Para além do teor de humidade propriamente dito, o higrómetro mais preciso também indica outros parâmetros adicionais relacionados com as condições ambientais. Estes incluem, entre outros, a temperatura do ponto de orvalho, a temperatura do ar e os valores mais altos e mais baixos de humidade atingidos num determinado período de tempo.
Tipos de higrómetros
Encontram-se no mercado muitos tipos de sensores de humidade, que diferem em vários parâmetros. Podem ser incorporados em alguns electrodomésticos, controladores de climatização e também funcionam como sensores autónomos com um visor. Para além da conceção e da aplicação em si, o fator utilizado para o teste de humidade é importante. Entre os dispositivos mais populares encontram-se:
- cabelo;
- condensação;
- eletrolítico;
- psicómetros.
Escolher o sensor de humidade certo
Estamos cada vez mais conscientes da importância que tem para a nossa saúde manter uma humidade do ar óptima em casa e no escritório. Este parâmetro é também de grande importância do ponto de vista dos trabalhos de construção, da utilização de armazéns e de muitas outras tarefas. É precisamente a forma como o aparelho é utilizado que deve ser o critério mais importante para a sua seleção.
Os sensores de humidade portáteis são utilizados na indústria da construção para indicar o teor de água de um determinado material de construção. Nestes sensores, as características de materiais específicos devem ser carregadas, o que facilita a realização de medições. Os armazéns, escritórios e apartamentos necessitam de um higrómetro ambiente para medir o teor de vapor de água no ar. Esse dispositivo deve indicar quando os limites são excedidos e deve também medir a temperatura do.
Cada vez mais, o sensor de humidade está também a tornar-se um equipamento adicional. Por exemplo ventiladores domésticos silenciosos ser ventoinhas de casa de banho com humidificador, que, como o nome indica, são instalados em casas de banho e sanitários. Nos equipamentos modernos, quando os valores extremos são ultrapassados, deve ser ativado um ventilador mecânico para extrair o ar utilizado.
Um bom higrómetro não é suficiente para manter as condições ideais numa divisão. Só pode examinar o teor de vapor de água e outros factores relacionados com este valor. Para cuidar do seu bem-estar e evitar o aparecimento de bolores, deve utilizar adicionalmente aparelhos que possam alterar este parâmetro.
Recomendado

LFS100-QH - Ventilador de banheiro com higrostato
