Como é que eu próprio instalo os suportes num aparelho de ar condicionado ou numa bomba de calor?

Os suportes do ar condicionado são uma peça muito importante que mantém toda a unidade no lugar. Uma vez que a instalação de um ar condicionado é bastante dispendiosa, vale a pena saber o que pode fazer você mesmo.
No texto que se segue, ficará a saber como devem ser corretamente instalados os suportes sobre os quais assentará o ar condicionado ou a bomba de calor. Saberá também como escolher os suportes adequados à sua situação. Este conhecimento permitir-lhe-á poupar muito dinheiro.
Vale a pena instalar suportes no ar condicionado e na bomba de calor??
É claro que vale a pena fazer você mesmo a instalação do suporte, pois isso reduzirá o custo da instalação de um sistema de ar condicionado ou de bomba de calor. A instalação do suporte em si é uma operação relativamente simples e pode certamente ser feita por si. No entanto, é preciso ter em conta que a legislação polaca exige que a instalação de ar condicionado aberto, onde há acesso ao sistema de arrefecimento, só deve ser efectuada por pessoas autorizadas. Uma segunda questão pode também ser a dos consentimentos para a instalação de partes externas em edifícios cooperativos.
Quais os erros a evitar na instalação de suportes?
Antes de instalar o suporte, verifique nas instruções do aparelho em questão quais as distâncias exactas que devem ser mantidas de cada lado do mesmo em relação às paredes, ao chão e ao teto. Se não cumprir estes requisitos, na melhor das hipóteses, o ar condicionado irá consumir mais eletricidade e fazer mais ruído e, na pior, avariar-se-á rapidamente. As distâncias a manter são geralmente de 20 cm por baixo e por cima do aparelho e de 30 cm de cada lado. Isto é absolutamente essencial para que um sistema de ar condicionado funcione corretamente.
Ao instalar uma unidade exterior, que é significativamente mais pesada, um erro comum é utilizar cavilhas demasiado curtas. Este é particularmente o caso quando existe uma camada espessa de isolamento (por exemplo, espuma de poliestireno) na parede exterior. Nesse caso, a parte da cavilha presa no betão ou nos tijolos pode ser demasiado curta e sair rapidamente da parede devido às vibrações provocadas pelo funcionamento do aparelho. Isto pode provocar danos no aparelho de ar condicionado e um acidente se o aparelho, ao cair, atingir alguém.
Podem ocorrer problemas semelhantes se o tipo de cavilhas de fixação for incorretamente escolhido. A escolha do material a utilizar depende do material da parede ou do pavimento. Utilizar parafusos diferentes para a construção em betão, paredes de tijolo ou telhados. A instalação segura, especialmente de aparelhos montados na parede, também requer as cavilhas correctas, não só devido à forma como são fixados, mas também devido à resistência do. Em cada embalagem encontrará informações sobre a carga que cada cavilha pode suportar. É também um erro bastante grave utilizar cavilhas feitas de material suscetível de corrosão. Especialmente em paredes de cor clara, as manchas de humidade causadas pela ferrugem que se desprende de parafusos fracos são uma visão comum. Naturalmente, após um longo período de tempo, a sua resistência também será reduzida devido à oxidação. No que diz respeito às condições externas, é igualmente importante escolher suportes que sejam adequadamente resistentes a estas condições.
Outro erro pode ser tentar fixar um aparelho de ar condicionado ou uma bomba de calor pesados num perfil ou numa parede de paredes finas. Este tipo de parede não é adequado para a instalação de tais unidades.
Quais são os problemas mais comuns durante a instalação do suporte e como os resolver?
A instalação de uma bomba de calor pode ser efectuada de quatro formas básicas. Isto pode ser feito através da instalação de suportes:
- na parede;
- num telhado plano;
- num telhado inclinado;
- no terreno.
Um problema frequente de instalação é a insuficiente capacidade de carga do teto ou das paredes. Então, a melhor solução para este problema é instalar a bomba de calor no solo, ou seja, numa base vazada ou em blocos de betão.
O ar condicionado exterior é montado de forma semelhante, só que, em vez de no chão, a forma mais segura de o montar é no chão da varanda, por exemplo.
Se se enganou no tamanho da broca e fez furos demasiado grandes, então compre cavilhas maiores, esta é a única solução sensata.
Instalação dos suportes - passo a passo
Ao instalar os suportes sobre os quais assentará o ar condicionado ou a bomba de calor, uma das questões mais importantes é manter o nível, pelo que deve obter um nível de bolha de ar. Outras ferramentas necessárias para instalar o suporte numa parede ou pavimento de betão incluem um berbequim de impacto ou um berbequim de percussão, brocas de betão adequadas, cavilhas de betão, uma chave para aparafusar as cavilhas (soquete, chave inglesa, chave inglesa) e um lápis. É também uma boa ideia ter um dispositivo para localizar o reforço metálico na parede.
Passo 1
Reunir todos os instrumentos necessários acima descritos e calçar luvas e óculos de proteção.
Passo 2
Marcar os locais dos furos aplicando o quadro. Se se tratar de uma instalação de parede, verificar com um nível de bolha de ar e posicionar as marcações cuidadosamente para manter o nível.
Passo 3
Utilize o detetor de vergalhões e cabos para se certificar de que não atinge nada como isto na parede.
Passo 4
Perfurar os furos até à profundidade desejada. Na maioria dos berbequins, é utilizado um limitador de profundidade de perfuração especial para este efeito.
Passo 5
Aparafusar a estrutura.
Encomendar suportes para ar condicionado e bombas de calor, que se adequam à sua instalação e instalá-los. Instalar um ar condicionado ou uma bomba de calor por si próprio é inteiramente possível, e obterá a satisfação de um trabalho bem feito e poupanças financeiras significativas.