Como é que a cobertura da chaminé melhorou a eficiência do sistema de aquecimento?

As coberturas das chaminés são um componente essencial de qualquer sistema de aquecimento. Sem eles, nenhuma instalação funcionará corretamente. Saiba como funciona uma tampa de chaminé e por que razão é tão importante. Nos parágrafos seguintes, ficará também a conhecer os tipos de coberturas de chaminés e a forma de as selecionar em função do tipo de ventilação.
O que é e como funciona uma cobertura de chaminé?
Em termos simples, um terminal de combustão é a terminação externa de uma conduta de ventilação ou de uma chaminé no exterior de um edifício. Três coisas importantes são obtidas com isso. Em primeiro lugar: não chove nem neva na extremidade a montante do cabo. Segundo: o vento não deve entrar pela capota e a capota deve criar uma pressão negativa através do vento, aspirando o ar das divisões.
Como é que uma tampa de chaminé afecta a eficiência de um sistema de aquecimento?
As chaminés são utilizadas nas instalações de aquecimento. Neste tipo de sistema, para que o fogão queime o combustível da forma mais eficiente possível, é necessário obter a corrente de ar correcta no tubo de combustão. Não deve ser demasiado pequeno ou demasiado grande. Uma cobertura de chaminé bem escolhida permite otimizar esta exigência, economizando assim a quantidade de combustível utilizada. Um sistema de aquecimento é um grande negócio e pode gerar grandes custos, por isso vale a pena certificar-se de que funciona da forma mais eficiente possível.
Porquê investir numa tampa de chaminé?
Uma boa tampa de chaminé evita muitos dos problemas que podem ocorrer com o funcionamento de um sistema de ventilação ou de aquecimento. A melhoria do desempenho do fogão já foi mencionada anteriormente. Outras vantagens são a proteção contra a entrada de corpos estranhos nas condutas, que podem impedir o fluxo de ar ou de fumo através delas. Se tiver, por exemplo, uma lareira, a injeção de fumo pelo vento na sala pode ser desagradável e muito perigosa. A ventilação também pode funcionar mal devido ao vento ou à poluição, reduzindo a quantidade de oxigénio na casa, o que também é muito indesejável.
Quais são os tipos de coberturas de chaminés e quais são as suas utilizações?
Existem muitos tipos diferentes de coberturas de chaminés, que são utilizadas em diferentes situações e que, naturalmente, também variam de preço. Coberturas de chaminés podem ser divididos em vários tipos de acordo com o seu objetivo. Estes serão:
- coberturas de chaminés de ventilação;
- coberturas de chaminés;
- coberturas para gases de combustão.
Esta é uma distinção muito importante, uma vez que cada categoria sucessiva requer materiais mais resistentes aos efeitos da temperatura e dos reagentes corrosivos. Na primeira categoria: podem existir capotas de PVC ou de alumínio. No segundo: são geralmente fabricados em chapa galvanizada e no terceiro: são fabricados em chapa resistente aos ácidos. Obviamente, o tipo de instalação a que a carenagem se destina será determinado pelas suas instruções. Além disso, a cobertura da chaminé de ventilação mais simples pode ser feita de aço resistente a ácidos para ter um aspeto agradável.
Uma outra forma de subdivisão consiste em distinguir as capotas - com base no seu modo de funcionamento. E aqui pode estar a lidar com:
- cobertura fixa da chaminé;
- cobertura rotativa da chaminé;
- cobertura de chaminé auto-ajustável
- cobertura de chaminé híbrida.
As capotas fixas são as mais simples e produzem geralmente a menor quantidade de impulso. A cobertura da chaminé rotativa proporciona um desempenho muito elevado, mas apenas quando o vento está a soprar. As capotas auto-ajustáveis são dispositivos que o próprio vento ajusta numa direção que impede que o fumo ou os fumos sejam empurrados (de volta para a conduta). Uma capota híbrida é simplesmente uma capota rotativa equipada com um motor elétrico que assegura a sua rotação, mesmo quando não há vento, o que garante o seu desempenho constante, independentemente das condições meteorológicas.
Quais são os benefícios da utilização de coberturas de chaminés num sistema de aquecimento doméstico?
As coberturas das chaminés oferecem uma série de vantagens para o sistema de aquecimento. A principal é assegurar uma corrente de ar correcta, o que se traduz num funcionamento mais eficiente do fogão. Além disso, protegem a conduta de qualquer coisa que possa interferir com o tubo de combustão. Pode ser, por exemplo, chuva, neve, folhas, pássaros, pequenos animais ou ninhos. Outra vantagem pode ser também o carácter decorativo de algumas das soluções.
O capuz da chaminé é difícil de instalar?
As coberturas de chaminés são geralmente muito fáceis de instalar. No entanto, há que ter em conta que a sua instalação é feita no telhado, o que, por si só, é um trabalho perigoso e requer medidas de precaução. É claro que tudo depende do tipo de tampa. Protectores de chaminés são frequentemente aparafusados a um tubo que sobressai da chaminé ou é utilizada uma base especial. Coberturas napoleónicas são normalmente aparafusados à própria chaminé.
A cobertura da chaminé é rentável a longo prazo??
Claro que sim. No caso das campânulas, num sistema de aquecimento, um bom funcionamento da chaminé garante a máxima eficiência do fogão, o que se traduz diretamente em poupanças financeiras. O custo de chamar os profissionais para desobstruir uma chaminé ou um tubo de ventilação quando as folhas ou um ninho de pássaros estão entupidos é também bastante elevado. Por este motivo, a instalação de uma capota é uma solução menos dispendiosa.
Recomendado

CWL150 - Tampa de Chaminé Bombeiro com Rolamento Externo 150 mm
