Aparelhos inteligentes para a casa - para tornar a sua vida mais fácil

Os dispositivos inteligentes em casa ajudam-no a utilizar os electrodomésticos normais de forma eficiente. Os acessórios comunicam entre si e permitem também o contacto com os membros do agregado familiar. Saiba mais sobre os sistemas e dispositivos domésticos inteligentes mais populares.
Somos cada vez mais ousados a convidar tecnologias inovadoras para as nossas casas. Investimos em electrodomésticos de última geração, artigos para o lar e acessórios para sistemas de aquecimento e iluminação. No entanto, a casa inteligente é mais do que apenas electrodomésticos modernos. O que fazer para tornar a sua casa inteligente e quais os dispositivos domésticos inteligentes de que vai precisar?
O que é uma casa inteligente e como funciona?
A tecnologia moderna torna a nossa vida mais cómoda, pelo que estamos ansiosos por utilizá-la em casa. No entanto, mesmo a compra de equipamento de última geração não o fará dizer "casa inteligente" sobre a sua casa. O que é que, então, determina?
A ideia da Casa Inteligente é extremamente popular e cada vez mais pessoas estão a seguir os seus princípios no mobiliário das suas casas. De facto, a casa inteligente baseia-se num sistema de funcionamento de aparelhos modernos, mas não só. Trata-se de sistemas, equipamentos ou instalações individuais que comunicam consigo e entre si. Isto melhora a sua eficácia, torna-os mais económicos e, sobretudo, mais adaptados aos seus gostos.
Um sistema doméstico inteligente não é uma abstração, embora a própria premissa possa parecer uma tese de filmes de ficção científica. Se quiser introduzir estas soluções em sua casa, não precisa de reconstruir completamente a instalação e será mais fácil começar com soluções individuais. Muitas vezes, tudo o que é necessário é a utilização de alguns aparelhos para a casa que se ligam entre si e também com o seu smartphone. Apresentamos algumas delas.
Equipamento básico para casa inteligente
Os produtos Smart Home são utilizados em muitos sítios dentro de casa. No entanto, se quiser começar a trabalhar com estes aparelhos, comece pelo aquecimento e pelas instalações eléctricas, nomeadamente a iluminação. Estas são as áreas em que são utilizados mais acessórios e têm o maior impacto no conforto, bem como nas poupanças geradas.
Comecemos por ajustar a temperatura da casa. Os aparelhos Smart House são principalmente acessórios que permitem manter um nível selecionado de calor em casa. São concebidos não só para aquecer a divisão a uma temperatura selecionada, mas também para se adaptarem aos pressupostos variáveis definidos pelos utilizadores. Isto reduzirá o consumo de energia necessário para aquecer a sua casa, uma vez que os radiadores e ventiladores centrífugos só será acionado em situações específicas. O que isto significa?
Uma vez programados, os dispositivos domésticos inteligentes aquecem minimamente durante o período em que a casa está vazia, enquanto forçam o aumento da temperatura imediatamente antes de os ocupantes regressarem a casa. São também capazes de responder a ausências prolongadas, a alterações climáticas ou a outras indicações. São responsáveis pelo conjunto controlador de temperatura ambiente, que pode ser operado remotamente através de um smartphone.
Há ainda mais oportunidades para uma variedade de aparelhos na rede eléctrica. É possível instalar dispositivos de limitação de energia e dispositivos integrados em smartphones que são montados na tomada entre a rede e o recetor. Assim, os seus electrodomésticos ou outros aparelhos não consomem eletricidade enquanto estiver ausente. Os controladores electrónicos que ajustam o brilho e a cor da luz de acordo com a hora do dia e a atividade dos ocupantes estão a revelar-se úteis nas redes de iluminação.
Gadgets e dispositivos que vale a pena ter na sua casa inteligente
Para além dos acessórios acima mencionados, vale a pena utilizar os princípios da casa inteligente para melhorar a segurança. Que produtos inteligentes para a casa o farão sentir-se mais seguro em casa? Acima de tudo, vale a pena investir em sistemas de câmaras instalados em áreas sensíveis da casa, cuja vista pode ser reproduzida no ecrã do telemóvel. Um produto interessante é também campainha sem fios sem pilhas, que funciona até 150 metros do transmissor.
Muitos dos aparelhos classificados como dispositivos inteligentes em casa foram concebidos para tornar a vida em casa mais agradável. Estes incluem acessórios que produzem efeitos de iluminação em paredes ou tectos. Ligados a uma determinada hora, ajudam-no a acalmar-se antes de dormir ou estimulam-no ao amanhecer. Alguns acessórios de iluminação integrados com um alarme e um detetor de movimento podem ser utilizados no quarto de uma criança pequena. Um sensor de movimento integrado no ventilador e na iluminação da casa de banho traz muitos benefícios e satisfação.
Os dispositivos domésticos inteligentes destinam-se principalmente a otimizar o consumo de recursos, mantendo o conforto da casa. Os aparelhos individuais controlados a partir do seu smartphone dar-lhe-ão uma sensação de conforto e realizarão muitas tarefas simples, repetitivas e demoradas. Podem também dar a impressão de que o apartamento compreende as suas necessidades.
Recomendado

Campainha sem fio de longo alcance, sem bateria, DBX100
