Como deve ser a ventilação adequada da casa de banho?

A casa de banho é um dos locais mais importantes da casa, que utilizamos várias vezes por dia. É aqui que se realizam várias actividades de higiene, mas existe um risco associado de níveis de humidade excessivos. Para combater o crescimento perigoso de bolor e mofo e para garantir que é seguro permanecer na casa de banho, é necessário planear a ventilação. Será suficiente uma grelha de ventilação normal ou será necessário um ventilador de casa de banho com humidóstato??
Porque é que a ventilação da casa de banho é importante?
Os níveis excessivos de humidade são prejudiciais tanto para a durabilidade dos materiais de construção como para a saúde humana. Em divisões como as casas de banho, a humidade é omnipresente e mesmo um isolamento à prova de humidade bem feito não o protegerá do bolor ou do mofo. Por conseguinte, os sistemas de ventilação são concebidos para remover o excesso de humidade sob a forma de vapor de água, que entra nas condutas de ventilação. Evita-se assim a criação de condições propícias ao desenvolvimento de bolores e mofo. Além disso, o risco de desmaio durante o banho, que pode ocorrer quando a humidade é demasiado elevada, é reduzido.
No caso das casas de banho, a necessidade de ventilação deve-se ainda a outra razão. Nestes locais, são geralmente instalados aparelhos destinados a aquecer a água, que utilizam processos de combustão para aumentar a temperatura. Um subproduto destes processos são os gases de escape que também afectam negativamente a nossa saúde. Além disso, em salas não ventiladas com equipamento de aquecimento inoperante, pode haver a ocorrência de chad, ou monóxido de carbono extremamente tóxico. Com ventiladores de casa de banho a funcionar de forma eficiente, todas as substâncias nocivas serão libertadas para a atmosfera.
Qual a ventoinha de casa de banho a utilizar?
A necessidade de acessórios de ventilação na casa de banho é indicada não só pelo senso comum, mas também pelos regulamentos de construção. É o caso, entre outros, das portas das casas de banho, que devem ser equipadas com um rebaixo ou grelhas na parte inferior da porta. Além disso, é necessária a instalação de uma conduta de ventilação por gravidade em todas as casas de banho equipadas com um aquecedor de água instantâneo a gás.
No caso das casas de banho equipadas com fogões de câmara de combustão aberta com dois bicos, é necessária uma ventilação adicional. Neste caso, pode ser necessário ventilador de casa de banho mecânicos, que eliminam mais rapidamente o excesso de humidade e os gases de combustão. No entanto, é necessário ter em conta que a conduta de descarga não deve ser a mesma que a utilizada nos sistemas por gravidade.
Além disso, os regulamentos esclarecem que a grelha de ventilação não deve ser obstruída de forma a impedir a extração de fumos e humidade. Não devem existir ventiladores mecânicos nas condutas de combustão, uma vez que estes reduzem o lúmen do fluxo de ar quando estão parados. Em todos os edifícios, as condutas de ventilação das casas de banho com fogões a gás requerem uma inspeção anual da instalação.
Ventiladores adicionais para a casa de banho - onde instalá-los?
Os regulamentos de construção indicam qual deve ser o ventilador obrigatório da casa de banho nesta divisão. Isto não limita de forma alguma a utilização de acessórios adicionais na mesma divisão. Os construtores instalam frequentemente outros tipos de equipamento para melhorar as condições no interior da casa de banho.
Um elemento muito comum que permite a fuga de humidade é o ventilador com humidóstato. Esta conceção é responsável pela eliminação do vapor de água. O dispositivo é instalado principalmente em cabinas de duche onde as paredes estão unidas ao teto e a cabina forma uma câmara fechada. Um bom ventilador com um humidistato, como um BFS100H - Ventilador de casa de banho com humidistato liga-se automaticamente sempre que o nível de humidade é ultrapassado. Também pode ser ligado temporariamente, para que o aparelho recolha a humidade do quarto depois de terminado o banho.
É comum utilizar um ventilador de casa de banho adicional destinado a dissipar odores desagradáveis nas divisões ligadas à casa de banho. Esta instalação pode, além disso, ser integrada na saída da chaminé, mas a grelha deve ser separada. No caso destas grelhas, o problema fundamental é saber como accioná-las. O funcionamento constante consome muita energia e a regulação de um temporizador revelar-se-á ineficaz.
São utilizadas duas soluções para estes ventiladores. A primeira é integrar o autómato no interrutor da luz da casa de banho. Quando acende a lâmpada, a ventoinha liga-se automaticamente e, quando sai da divisão, desliga-se desligando a luz. Uma segunda forma é utilizar uma ventoinha com fotocélula, como uma BFS100P-S - Ventilador de casa de banho (PIR) preto. A unidade liga-se automaticamente se detetar movimento na divisão. A possibilidade de programar um temporizador garante que a ventoinha continua a funcionar durante algum tempo depois de sair da divisão e depois desliga-se.
Ao escolher o ventilador certo com humidóstato ou sensor de movimento, não se esqueça de que será um dos acessórios. Por isso, pense no aspeto e na cor destes acessórios. No sítio Web da loja.sterr.pl encontrará ventoinhas de alta qualidade num estilo minimalista e moderno. Os acessórios estão disponíveis numa variedade de cores, pelo que será fácil escolher o mais adequado para combinar com a decoração da casa de banho.
Recomendado

BFS100LP-B - Ventilador de banheiro (LED + PIR) preto
